processo de aplicação 1

Processo de Aplicação: Parte 1

Processo de Aplicação: Exames

Se você está planejando ir estudar no exterior, prepare-se: a jornada é longa! Vai de preparação de documentos até realização de provas, algumas vezes será necessário até ter experiência profissional, para poder ser aceito em algumas universidades. O processo de aplicação é complexo, então o quanto antes você começar a planejar, melhor! Aconselhamos começar no mínimo um ano antes da data planejada de aplicação.

Processo de aplicação 1

Mas calma, estamos aqui pra te ajudar!

A maioria das universidades norte-americanas exigem que seus alunos, internacionais ou não, façam uma ou mais provas para comprovar sua capacidade de ingresso na instituição. Para simplificar um pouco sua vida, já que são tantos tipos diferentes de exames, listamos aqui as provas padronizadas mais comumente exigidas por universidades no exterior.

Para pessoas que desejam ingressar na faculdade ou universidade para os cursos de graduação, SAT e ACT são os mais exigidos, aqui está uma comparação dos dois:

  • SAT (Scholastic Aptitude Test) é exame aplicado por estudantes do ensino médio, assim como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que compõe 3 matérias: Matemática (Math), Linguagem e Interpretação de texto (Critical Reading) e Writing (Redação). Existem também dois exames complementares que são SAT Subject Test e SAT II, que avaliam o conhecimento do aluno em áreas específicas. Cada seção vale no máximo 800 pontos, sendo 2400 a nota máxima do exame.
  • ACT também aplicado em alunos do ensino médio, o ACT pode ser aceito no lugar do SAT em algumas faculdades e universidades, e é composta por 4 seções: Inglês (English), Matemática (Math) e Raciocínio Científico (Science Reasoning). O exame conta também com a Redação (Writing) mas essa parte é optativa. Cada seção vale 36 pontos.

Processo de aplicação 1

Para cursos de pós-graduação algumas universidades exigem, para o processo de aplicação, os exames GMAT ou GRE e aqui estão as diferenças entre esses dois exames:

  • GMAT (Graduate Management Admission Test) é a prova padrão exigida pela maioria das escolas de negócios para admissão de MBA. Esse é um teste computadorizado que consiste em 4 seções: Analytical writing assessment, Integrated reasoning, Quantitative e Verbal.
  • GRE (Graduate Records Examinations) também serve para alunos que querem fazer MBA, mas principalmente para quem tem interesse em realizar um mestrado em áreas como finanças, economia, políticas públicas e relações internacionais. Essa prova possui a versão computadorizada e em papel também.

Processo de aplicação 1

  • MCAT (Medical College Admission Test) é uma prova fornecida pela American Association of Medical Colleges para pessoas que pretendem estudar medicina nos EUA. A prova consiste em 4 seções: Ciências Biológicas (contendo 77 questões), Ciências Físicas (77 questões), Raciocínio Verbal (65 questões) e 2 Redações. A prova demora um dia inteiro.
  • LSAT (Law School Admission Test) é uma prova usada pelas universidades norte-americanas para testar o conhecimento específico de seus candidatos que pretendem serem aceitos em universidades de advocacia. A prova consiste em 6 partes, sendo que 4 seções são múltipla-escolha: Interpretação de texto, Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico; e outras 2 partes: Experimental e Dissertação, que são avaliadas somente pela universidade que o candidato aplicar.

Exames de proficiência em Inglês

É muito comum que algumas universidades fora dos EUA exijam aos seus candidatos internacionais, durante o processo de aplicação, apenas exames de proficiência da língua inglesa, e aqui estão os dois mais reconhecidos mundialmente:

TOEFL (Teste of English as a Foreign Language) é uma prova administrada pelo EST. Existem 3 tipos de TOEFL: TOEFL iBT (internet based test) que é feito pela internet, o TOEFL PBT (paper based test) que é a versão mais antiga, realizada por papel impresso, e o TOEFL ITP (Institutional Testing Program) que é mais fácil que o TOEFL iBT mas não é um exame internacionalmente reconhecido.

IELTS (International English Language Testing System) foi criado pela universidade de Cambridge e é administrado pelo British Council. Existe o IELTS Geral, que é direcionado para pessoas que pretendem migrar para países que falam inglês; e o IELTS Acadêmico voltado para estudantes e profissionais que querem comprovar a fluência na língua inglesa.

Processo de aplicação 1

A maioria das universidades no exterior exigem somente, aos seus alunos internacionais, exames de proficiência em inglês, mas se no seu caso você tiver interesse em fazer exames de proficiência em outros idiomas, aqui está uma lista de alguns testes reconhecidos internacionalmente.

Espanhol:  DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira)
Italiano:     CELI (Exame de Certificação la língua Italiana)
Chinês:       HSK (Exame de Proficiência em Chinês)
Alemão:     onDaF e Instituto Goethe
Francês:     DELF (Diploma de Estudos em Língua Francesa)DALF (Diploma Aprofundado de Língua Francesa)

Share this article with your friends:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *