Studying-Abroad-Survival-Guide-z-e1469584973399

Manual de sobrevivência para estudar no exterior

Manual de sobrevivência para estudar no exterior

A seguir está uma série ideias e dicas sobre como enfrentar os desafios e dificuldades mais comuns quando você estiver estudando no exterior. Eu, pessoalmente, tenho que me controlar para não passar o dia de pijamas, enrolado em um cobertor, assistindo filmes por horas e horas. Quando estamos estudando no exterior, todos nós muito provavelmente passaremos por um, senão todos, os fenômenos e emoções descritas aqui. No entanto, eu acredito que o que faz a diferença é a maneira como decidimos lidar com esses desafios.

Manual de sobrevivência para estudar no exterior

Os mal-entendimentos culturais aka O ciclo vicioso da cortesia e ‘Toilet Dramas’

Toda cultura geralmente tem suas próprias etiquetas e modos corretos de portar-se, mas quando recém-chegados á um país, é quase impossível de estar ciente de todas essas “regras”. Mas eu te digo, você aprenderá isso da maneira difícil (constrangimento e humilhação fazem parte do pacote)! Mas para ser honesto, essas experiências se tornam grandes histórias e boas risadas no final. Mas com certeza, você aprenderá rápido com esses momentos engraçados e constrangedores. E isso me leva ao ponto principal desse texto: ‘Toilet Dramas’ não são piadas. Te garanto que entupir um banheiro publico de uma estação de metrô porque você não sabia que o papel higiênico deveria ser inserido no lixinho, ao invés de dentro da privada, é uma experiência que te deixará traumatizado a vida toda. Um pesadelo que não sairá da sua cabeça nas seguidas vezes que você estiver “enviando um fax” fora de casa.
Existem situações onde você se encontra em situações perigosas, como por exemplo quando você é convidado para ir na casa de algum nativo e querendo ser muito educado, você, com muito esforço, termina aquele prato gigantesco de ensopado, e com aqueles sentimentos de dever cumprido e barriga cheia, você é surpreendido com mais uma concha de comida no seu prato. Criando assim aquele ciclo vicioso de cortesia onde você é forçado a continuar comendo enquanto o anfitrião constantemente enche seu prato com comida.

Manual de sobrevivência para estudar no exterior

Lute contra ‘homesickness’!

Quando nos encontramos longe de casa, longe da família e amigos, um problema que certamente muita gente enfrenta é a saudade! Mas mesmo que o coração esteja apertado, lembre-se que todos estão apenas uma ligação de Skype de distância. Muitos Apps diferentes e programas oferecem chamadas de vídeo e que de certa forma ‘transportam’ seus amigos e familiares para o lugar onde você está.
Além disso, somente quem está no exterior tem a chance de apreciar mais as coisas que antes eram parte do dia-a-dia no país de origem, como por exemplo doces e comidas típicas que são muito caras ou até impossíveis de encontrar em outros países.

Manual de sobrevivência para estudar no exterior

Solidão como uma oportunidade?

Outro problema que você pode ter que enfrentar, principalmente nas primeiras semanas de sua estadia no exterior é solidão. Mas tenha certeza que você não é a única pessoa a se sentir assim. Na verdade, existem centenas de estudantes internacionais que estão passando pela mesma situação. E por esse motivo descobrimos que se torna mais fácil se conectar com outras pessoas que estão no mesmo barco. Além disso, fazer amizades nessas circunstâncias te tira, de certa forma, da sua zona de conforto.
No geral, manter uma atitude positiva é a melhor maneira de lidar com os desafios que você encontrará. Afinal de contas, estudar no exterior será uma fase única e inesquecível da sua vida. Mesmo que os sentimentos negativos não possam ser totalmente evitados, tente ao máximo não deixar que esses sentimentos controlem sua cabeça. Estar disposto e engajado a extrair o máximo possível do lugar que você escolher, te transformará em uma pessoa que chama diferentes países de “casa”.

Share this article with your friends:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *