Escolher uma universidade

Como escolher a universidade certa pra você

Escolher uma universidade

Escolher uma Universidade

Na hora de escolher uma universidade, muitas coisas devem ser levadas em consideração, não só o ranking da universidade (até porque isso não é o mais importante), mas sim, saber se a universidade vai atender às suas necessidades.Pode ser bem difícil escolher entre tantas opções, mas se você priorizar alguns fatores e decidir quais fatores são os mais importantes para sua decisão final, com certeza ficará mais fácil escolher a melhor opção para você. Eu sei que é difícil fazer grandes decisões como essa, mas vamos lá!!!

Pesquise sobre a infraestrutura oferecida pela universidade

Antes de tomar sua decisão, pense sobre o que a universidade oferece em termos de infraestrutura a seus alunos, como por exemplo, se oferecem alojamento, assistência médica, bibliotecas, centros de esportes, etc. É importante ter essas informações, principalmente se o aluno estiver em um país desconhecido, e não tem conhecimento da região.

Veja qual universidade é mais especializada em sua área de estudo

Muitas universidades de nomes renomados nem sempre são as melhores em todas as áreas, então antes de ser atraído pela possiblidade de estudar em uma universidade de nome famoso, pesquise em que áreas a universidade é melhor reconhecida. Isso te ajudará a ter uma educação de qualidade na sua área!

Como escolher a universidade certa pra você

Descubra mais sobre a localização da universidade

No momento de escolher uma universidade nós alunos estamos tão preocupados em tomar a melhor decisão sobre qual universidade escolher que muitas vezes nos esquecemos de pequenos detalhes que acabam fazendo uma grande diferença no futuro. Pode ser um problema, principalmente para alunos que querem estudar no exterior e não têm muito conhecimento sobre a região, escolher um país ou cidade de ambiente muito diferentes do que o de costume.  Então pesquise sobre como é o clima da região (para você que gosta de frio não sofra com o calor do lugar ou vice-e-versa), sobre a culinária e os costumes do país. É super legal mergulhar de cabeça em uma nova cultura, mas tenha em mente que você passará muitos anos vivendo nesse novo lugar, e alguns fatores podem afetar sua vida negativamente no longo prazo!

Como escolher a universidade certa pra você

Considere o custo

Não basta só saber se a instituição de educação é renomada e oferece boa estrutura aos alunos, é importante também saber quanto dinheiro será necessário sair do seu bolso. Mesmo que a universidade seja a melhor na sua área, pense se vale a pena fazer empréstimos e financiamentos só para poder estudar nessa instituição. Muitos alunos querem que o currículo seja impecável mas acabam endividados por um bom tempo.
Pesquise também se a universidade, ou até mesmo o governo do país que você está interessado, oferecem programas de bolsa de estudos.

Procure um agente

Muitas agências oferecem assistência para pessoas que estão interessados em estudar no exterior, algumas vezes gratuitamente. Agentes podem te ajudar em maneiras diversas, desde aconselhamento sobre qual curso, país ou universidade se encaixam mais ao seu perfil, até ajuda com documentação e processos de admissão, vistos e etc. Essa pessoa vai te guiar e te oferecer opções que atinjam seus objetivos, então não pense duas vezes antes de procurar um agente pra ajudá-lo a escolher uma universidade que atenda suas necessidades! Veja aqui o porquê usar um agente.

Share this article with your friends:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *