choque cultural reverso

Choque Cultural Reverso

Choque Cultura Reverso

choque cultural reverso

Também conhecido como “síndrome do retorno”, o choque cultural reverso é uma situação bem comum entre as pessoas que moram no exterior por um certo período de tempo e depois regressam ao seus países de origem. Quem passa por isso sabe o quanto pode ser difícil ter que lidar com essa situação, mas como é que sabemos se estamos ou não nos sentindo dessa maneira? Será que isso é permanente? Vou explicar um pouquinho mais sobre choque cultural reverso.

O que é choque cultural?

É aquela ansiedade, sentimento de surpresa, desorientação, incertezas, confusão mental, etc., que surgem quando a pessoa convive em uma cultura ou ambiente social diferente do que o de costume. Isso é mais comum entre pessoas que vão para países onde a cultura é muito diferente do que elas estão acostumadas. Agora o choque cultural reverso é quando regressamos para o país de origem, e muita gente nem imagina que isso seja possível, mas é!

Sentimentos do choque cultural reverso

  • Sensação de não pertencer ao lugar
  • Visão negativa do país natal
  • Sentimento de insegurança
  • Pensar o tempo todo no país onde você estava
  • Sentimento de solidão
  • Vontade grande de ir embora do país de novo

Existem milhares de benefícios em estudar no exterior e quando temos a oportunidade de regressar ao nosso país, seja para visitar nossa família e amigos ou para simplesmente voltar ao país de origem de vez, sentimos que as coisas do lado de lá já não são mais as mesmas. Tudo parece tão diferente do que você estava acostumado, seus pais não te entendem, seus amigos já não são mais os mesmos. Surge aquela sensação de mesmice. E isso é normal porque VOCÊ mudou! Sua experiência no exterior certamente fez você mudar. As experiências e vivências novas no exterior nos fazem “crescer”  como pessoas de certa maneira, nos fazem pensar e agir de maneiras diferentes, e é por isso que quando voltamos para casa sentimos que as coisas não são como antes.

Choque cultural reverso não é necessariamente uma coisa ruim que está acontecendo na sua vida, é só uma fase passageira, e você pode aprender muito com esse sentimento. Aproveite para conversar com sua família e amigos sobre o que você está passando, pode ser que eles não entendam completamente o que você está passando, mas com certeza eles irão te ajudar!

Share this article with your friends:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *